Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Folk

Cultura, Costumes e Música Tradicional

Alcáçovas: Vozes de Mestres

19.06.20 | Portugal Folk

O Vozes de Mestres chega à sua segunda edição portuguesa, com uma programação cultural que apresenta artistas tradicionais e contemporâneos do Alentejo e do Brasil.

O evento acontecerá no dia 20 de Junho nas Alcáçovas (Monte dos Peguinhos) a 30 km de Évora e terá início pelas 17h, ao som de Músicas do Mundo, projecto fundamentado na pesquisa do jornalista e radialista Carlos Ferreira. Em seguida, o Grupo Paz e Unidade entoará as vozes das guardiãs da tradição do cante, expressão de música característica do Alentejo, reconhecida em 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Ainda dentro deste repertório, o público desfrutará da Tertúlia de Cante Alentejano com Celina da Piedade, madrinha desta iniciativa, que com o seu acordeão e a sua voz marcante, percorrerá as memórias da música de raiz portuguesa numa interpretação única que a caracteriza, fazendo a ligação entre o tradicional e o moderno.

O Monte também será palco para a poetisa Bia Baguinhos declamar uma seleção de seus poemas, antes do pôr do sol. Pela noite, a animação está a cargo de Marquinhos Faria e do Trio Balancê, cuja colecção de músicas, resgata as raízes nordestinas brasileiras, percorrendo sucessos de grandes compositores e intérpretes do género Forró, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, entre outros tantos representantes desse universo.

Para além da atracção musical, haverá também feira de produtos regionais, tasca com comidas típicas, a tenda Gosto d’Africa com diversos acessórios feitos a base de tecidos africanos, projeção de imagens e a demonstração da produção artesanal do chocalho, usado pelos rebanhos de gado bovino, ovino e caprino (pendurado no pescoço de alguns dos animais) que é considerado o principal fabrico de Alcáçovas desde o século XVIII, cujo segredo se mantém na posse de algumas famílias, transmitido de geração em geração.

Segundo Geovana Jardim, idealizadora do evento, “a data foi escolhida por marcar o solstício de verão e se encontrar associada ao festejo do São João, celebrado no dia 24 de Junho. O grande desafio na construção desta experiência é conseguir abrigar a diversidade da cultura tradicional destes dois países irmãos e, ao mesmo tempo, dialogar com novos talentos de forma a criar um evento plural“.

O Vozes de Mestres já está a ocorrer virtualmente, através de diálogos semanais directos no perfil do Facebook, com diversos artistas e produtores da cultura popular. Em duas semanas, as lives – como são conhecidos estes eventos nas redes sociais digitais – já alcançaram mais de mil pessoas.

Este momento invulgar pede também flexibilidade genuína. Assim, é importante salientar que o Vozes de Mestres cumprirá todas as orientações específicas adaptadas à realidade da Covid-19. A equipa responsável pela sua realização está a cuidar da segurança de todos, a começar pelo espaço amplo, aberto e limitando a lotação a 150 pessoas.

Vozes de Mestres no campo

Data: 20 de junho de 2020

Local: Monte Peguinhos, em Alcáçovas, a 30 km de Évora

Resumo da programação

– Tertúlia de Cante Alentejano com Celina da Piedade
– Grupo Paz e Unidade
– Poesia com Bia Baguinho
– Forró e samba com Marquinhos
– Forró Trio Balancê
– Músicas do Mundo com Carlos Ferreira

– Projeção de imagens

– Produção de chocalho

– Feira de produtos regionais

– Tenda Gosto d’Africa

– Tasca

informação disponível em: https://infocul.pt/cultura/alcacovas-vozes-de-mestres-realiza-edicao-no-campo/