Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Folk

Cultura, Costumes e Música Tradicional

Toiro Bravo na Expomor

21.08.19 | Portugal Folk

O Toiro Bravo vai estar presente pela primeira vez na Feira da Luz/Expomor, que decorre em Montemor-o-Novo de 28 de Agosto a 2 de Setembro. “Montemor – Identidade, Economia, Valores e Tradições – O Toiro Bravo” é tema do colóquio do dia 31 de Agosto, às 15h, no auditório da Apormor — Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, organizadora da Feira.

Entre outras grandes figuras do meio taurino será cabeça de cartaz o ganadeiro alentejano Joaquim Grave que dirige a Ganadaria Murteira Grave, de tão grandes tradições e que neste momento ocupa um dos lugares mais altos no panorama taurino mundial.

Na segunda parte da sessão será prestada uma homenagem ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo pela passagem dos seus 80 anos de existência.

Afirmação dos valores do mundo rural e do toiro bravo

“Pretende-se que esta jornada constitua um momento de afirmação dos valores, identidade e economia do mundo rural e do toiro bravo e, ao mesmo tempo, uma sessão de esclarecimento sobre tudo o que envolve a criação e a lide desta espécie muito importante do nosso sistema agro-silvo-pastoril do montado”, afirma Joaquim Capoulas, presidente da Apormor.

Ainda no âmbito da Feira da Luz/Expomor, no dia 2 de Setembro, às 10h30, realiza-se no auditório da Apormor um colóquio sobre “Solo do Montado Alentejano – a importância na sua manutenção”, com a intervenção de investigadores da Universidade de Évora e da Escola Superior Agrária de Elvas, entre outros especialistas da área dos solos e da agricultura sustentável.

A programação da Expomor inclui concursos e leilões das principais raças de bovinos e ovinos, degustação de pratos confeccionados com carne de pecuária extensiva, entre muitas outras actividades. Pode consultar o programa completo aqui.

A Apormor — Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, fundada em 11 de Julho de 1990, conta com cerca de 200 associados, que detêm perto de 60.000 hectares de área de pastoreio.

Representa os interesses colectivos dos produtores de pecuária extensiva, actua na preservação do ecossistema agro-silvo-pastoril do montado e promove os valores do mundo rural.

É uma importante entidade dinamizadora da economia do concelho de Montemor-o-Novo. Promove nas suas instalações, no Parque de Exposições, o único Leilão de Ovinos/Caprinos realizado em Portugal (na 3ª quinta-feira de cada mês) e um Leilão de Bovinos (semanal, realizado à terça-feira), onde são transacionados por ano cerca 25.000 bovinos e 18.500 ovinos/caprinos.

informação disponível em: http://agriculturaemar.com/montemor-feira-da-luz-expomor-organiza-coloquio-sobre-o-toiro-bravo-a-31-de-agosto/